Redes sociais

sexta-feira, 26 de abril de 2013

ARTIGO - ABUSO DOS ANABOLIZANTES


Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas administravam hormônios derivados da testosterona para aumentar a agressividade dos soldados alemães. Esses hormônios anabolizantes – chamados de esteróides androgênicos – foram estudados na década de 1950 como agentes promotores de crescimento, mas suas propriedades virilizantes tornaram o uso clínico inviável.
Não é de hoje que alguns atletas usam anabolizantes com o objetivo de melhorar a performance, mas foi nos últimos dez anos que o abuso dos esteróides se disseminou entre frequentadores de academias sem nenhum interesse em participar de competições esportivas, unicamente para melhorar a aparência física.
Quando andrógenos são ingeridos ou injetados na corrente sanguínea, ao passar pelo fígado, a testosterona é metabolizada e tornada inerte. Para impedir essa inativação surgiram no mercado adesivos transdérmicos, cápsulas de liberação prolongada e preparações contendo modificações estruturais na fórmula da testosterona.
Doses fisiológicas de testosterona e seus derivados, como aquelas empregadas em homens com hipogonadismo (insuficiência de produção de testosterona), não exercem efeitos indesejáveis em homens normais. Por isso, quem abusa de anabolizantes é obrigado a aumentar e escalar as doses para obter o efeito desejado – exatamente como o fazem os usuários de outras drogas.
Doses mais altas (suprafisiológicas) de testosterona estimulam a síntese de proteínas e aumentam a massa muscular, porque o hormônio se liga a receptores específicos localizados nas fibras musculares. Dosagens mais elevadas provocam ainda euforia e resistência à fadiga, facilitando a realização de exercícios mais vigorosos que colaboram decisivamente para hipertrofiar a musculatura.
Alguns estudos mostram que o exercício físico é muito importante para o ganho de massa muscular se for associado ao uso de anabolizantes. Estes, quando administrados a sedentários, provocam aumentos bem mais discretos.
O abuso de anabolizantes provoca distúrbios comportamentais, endócrinos, cardiovasculares, hepáticos e musculoesqueléticos.
* Comportamentais
São frequentes as queixas de agressividade exacerbada, irritabilidade, agitação motora e aumento ou diminuição da libido. Síndromes psiquiátricas como transtorno bipolar (anteriormente conhecida com o nome de psicose maníaco-depressiva), síndrome do pânico e quadros depressivos podem surgir na vigência do uso de doses elevadas.
* Endócrinos
É comum aparecerem lesões dermatológicas típicas de acne - principalmente na face -, atrofia dos testículos, calvície, impotência sexual, diminuição do número e da motilidade dos espermatozóides, redução do volume de esperma ejaculado, ginecomastia (crescimento das mamas em homens), masculinização das mulheres e alterações na tolerância à glicose que podem desencadear quadros de diabetes em indivíduos predipostos.
* Cardiovasculares
Retenção de líquido que favorece o aparecimento de edemas. Aumento da pressão arterial. Alteração no metabolismo dos lípides que podem levar a aumento do risco de doenças cardiovasculares: aumento do colesterol total, diminuição de HDL (“bom colesterol”), aumento de LDL (“mau colesterol”) e aumento de triglicérides.
* Hepáticos
Elevação das enzimas do fígado (transaminases, fosfatase alcalina, gama GT, etc.), quadros de icterícia e, mais raramente, câncer do fígado.
* Musculoesqueléticos
Lesões osteomusculares por solicitação exagerada (“overuse”). Fechamento precoce das epífises, com consequente interrupção do crescimento dos ossos. Não existe tratamento específico para o uso abusivo de anabolizantes.
Como essas drogas são geralmente comercializadas por vias ilegais e administradas em dosagens e concentrações variáveis por pessoas leigas, não há estudos clínicos para nos ajudar a definir esquemas seguros de administração, se é que eles existem.
Continuem conosco
Equipe Falha Total

segunda-feira, 22 de abril de 2013

EXERCÍCIOS - TREINAMENTO DE DELTÓIDES



Um tronco bonito sem deltóides grandes e volumosos não existe! Pois é, são eles que dão aquele shape legal, aquela curva bonita quando vemos pessoas de frente, parecendo serem maiores do que são, realmente ombros dão uma ótima ilusão de ótica em todo mundo que os tem, forte e bonitos.

Hoje é sobre eles, isso mesmo, sobre os famosos deltóides ou ombros, enfim, como vocês quiserem chamá-los. Músculos pequenos que em conjunto formam um conjunto muito bonito no corpo, somos suspeitos de falar dos mesmos, mas seria assim, você pode ter peito bonito, braço bonito, costas bonitas, mas se não tiver ombros e trapézios grandes e bonitos, seu conjunto não aparecerá tanto. Tanto que se for ao contário, você só ter os ombros e o trapézio desenvolvido, pode até tirar onda, pois eles dão um ótimo aspecto nas pessoas, sejam homens ou mulheres. Mas vamos deixar de conversa fiada e vamos ao que interessa logo, pois é o que a galera quer!

Como somos tirados a "pica das galaxias", vamos falar tudo e mais um pouco sobre ombros, até entrar nos treinos propriamente dito, não adianta treinar o corpo, sem treinar o cérebro, então, v~e se perde uns minutos e lê esta porra, que foi feita pra vocês com carinho (ui, meio gay, rs).

A articulação do ombro é a maiior e mais complexa do corpo humano, possui características como cavidade glenóide rasa e pouca coaptação com a cabeça do úmero que a torna possível alcançar amplitudes que nenhuma outra articulação é capaz de alcançar, uma amplitude de movimento de 180 graus na flexão e abdução e essa grande amplitude gera uma alta instabilidade na articulação do ombro, tornando propenso a subluxação ou luxação, a estabilidade é garantida pelo MANGUITO ROTADOR e ligamentos glenoumerais e coracoumerais, com a liberdade de movimento sendo auxiliada pelos músculos do cíngulo do membro superior.

Com certeza você já ouviu falar no manguito rotador, é ele que dói quando você faz algo errado na academia pra se mostrar pros outros, mané, é ele que se fode pra seu ego ficar saciado e é ele que te leva pro ortopedista e depois pro fisioterapeuta pra resolver seu problema operando ou com diversas seções de terapia neural e muscular, então, tome cuidado com esta caceta pra não arregaçar.

O ombro ao contrário que muitos pensam, é formado por diversos pequenos músculos, mas nos malhadores e fisiculturistas, apenas 3 cabeças aparecem, a frontal, a media (a do lado) e a posterior, mas não se enganem, existem diversos músculos para formar cada cabeça de cada parte do ombro. Se você reparar, ele tem e movimentos facilmente identificados, um pra frente, outro pra lateral e o terceiro pra trás, ou seja, se você elevar sua mão pra frente pra dá um adeus, por exemplo, está usando a cabeça frontal perto do peitoral, se mandar um carro parar atravessando uma rua, está usando a parte media ou do lado do corpo, como preferir, agora se tiver correndo num baba e tentar parar o zagueir que vem na sua pegada, estará usando o posterior do ombro, bem simples né, então vem nossa pergunta: pra inventar tanta merda na academia? Pra que inventar tanto movimento maluco na academia pra treinar? Por que não deixa de ser frango e entende que os movimentos da musculação são simples, são baseados nos movimentos do corpo? Então vê se aprende, quer ter ombros grandes, faça o que seu corpo deixa você fazer, entenda a mecânica de seu corpo e ele vai crescer.

Os músculos do ombro são: deltóide, supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor, redondo maior, subescapular, além de diversos ligamentos e do manguito rotador que é o que se fode quando você faz merda e fode todo o conjunto.

O treino pra este grupamento tem que ser simples em todas as fases do ano, seja ela off ou on, não existe esta onda de isolar músculos, pois eles dependem um do outro, a única forma de fazer isso é retirando eles do corpo, rsrs e tentando fazê-los funcionar, se conseguir, você conseguiu isolar o músculos, pode usar também uma fita isolante, rsrsrsrsrsrs. Bom, o que se faz quando se quer isolar o músculo é trabalhá-lo em um ângulo que force mais uma determinada parte, mas mesmo assim, todo o resto estará trabalhando, ou seja, se tiver fazendo elevação frontal, estará trabalhando mais em excesso a parte frontal ou anterior, mas as outras partes: medial e posterior, também estarão envolvidas no exercício, só que como o ângulo é frontal, esta parte será mais trabalhada que as outras. Quer ter uma prova do que falamos, não façam nenhum outro exercício, façam somente este ELEVAÇÃO FRONTAL e verão que todo o conjunto cresce, mas lógico que nós marombeiros queremos o máximo de desenvolvimento, então vamos lá.

1- esqueça a parte anteior do ombro, isso mesmo, ela já é forçada ao extremo nos movimentos de peito, supinos, crucifixos etc, então, treine ela o mínimo possível, apenas um exercício para esta parte no máximo;

2- use dumbles ou halteres, pois eles permitem uma amplitude maior de movimento e os estabilizadores serão acionados, ganhando força e evitando lesões;

3- use barra e desenvolvimentos com barras ou aparelhos durante a fase off, de ganho de massa bruta, depois use mais dumbles ou halteres ou exercícios nos cabos, pra definição etc;

4- não use muito peso, vá com calma, pois o bicho pega aí legal, pode lesionar pra sempre o ombro, sem perceber agora e só perceber quando já tiver fudido; lembre-se vá com calma, aumente a carga progressivamente após ter aumentado as repetições com pouca carga ou seja, começa com pouca carga e se tiver leve, vá aumentando as repetições, fazendo o músculo sofrer sem usar muito peso, melhor pra sua articulação;

5- aqueça o ombro com pesinho colorido, isso mesmo, antes de pegar uma carga considerável, use aqueles pesinhos coloridos de poucos quilos pra aquecer cada lado do músculo, evitará muitos transtornos depois, além de irrigar com sangue a parte a ser trabalhada;

6- variem os exercício, nada de ficar 200 anos nos mesmos exercícios e mesmas repetições, mudem sempre que puderem, aumentem as cargas de forma progressiva, usem as técnicas avançadas de treino, nada de loucuras jamais.

PARA FASE OFF

Parte medial do ombro

Desenvolvimento atrás da nuca com barra - 4x falha total (com ajuda de um parceiro)

Desenvolvimento com dumbles - 3x submáxima (na sequência sem descanso)

Parte frontal do ombro ou anterior do ombro

Desenvolvimento pela frente/militar com barra - 3x falha (com ajuda de um parceiro)

Parte posterior do ombro

Crucifixo invertido ou cruzamento de cabo - 4x falha total (com ajuda de um parceiro)

Crucifixo invertido no banco - 3x submáxima

PARA FASE ON

Parte medial do ombro

Elevação lateral com dumbles - 4x falha total

Desenvolvimento com dumbles - 3x submáxima

Parte frontal do ombro ou anterior do ombro

Desenvolvimento Arnold Press - 4x falha total

Elevação frontal com dumbles - 3x submáxima

Parte posterior do ombro

Crucifixo invertido no banco - 4x falha

Crucifixo no cabo unilateral invertido - 3x submáxima

Perceberam, bem simples os exercícios, bem diretos, e se perceberem mais ainda, bem parecidos em cada fase a ser trabalhada, ou seja, não tem muitas variações não, fazendo isso, vocês conseguirão ombros grandes facilmente sem muitas invenções como os frangos insistem em fazer nas academias. O grande X da questão é sempre alternar entre exercícios com barra e com dumbles ou halteres e sempre ir na amplitude máxima do movimento, nada de botar um peso grande e fazer até a metade do movimento para pensar que tão olhando vc pegando um pesão, larga de ser mané, faz o movimento completo e verá a diferença no treino e no espelho.

A alimentação é a mesma e a suplementação também. Detalhe importante que pouca gente sabe e pouca gente diz: quando se usa anabolizantes, os ombros crescem rapidamente pois em primeiro lugar geralmente são neles é que são aplicados e em segundo lugar os ombros e trapézios são os locais onde se tem mais receptores de testosterona no corpo e por isso eles crescem mais rapidamente, por isso, dá pra se perceber quem toma nas academias quando vemos estas partes desenvolvidas em relação as outras partes do corpo, ou seja, tão se enganando sem perceber, enganam aos frangos, mas quem tem tempo de academia percebe logo.

Obs.: não fazemos nenhuma apologia aos anabolizantes, apenas fazemos apologia a informação e é o que estamos tentando passar aqui.

Abraços

Continuem conosco
Equipe FALHA TOTAL

sexta-feira, 19 de abril de 2013

ARTIGO - NUTRIÇÃO BÁSICA ESPORTIVA PARA PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO


Bom, assunto complicado para a maioria dos iniciantes, intermediários e até mesmo para avançados em musculação, pois envolve diversos fatores genéticos, alimentares e que muitas vezes pode dá certo pra uns e errado pra outros, ou seja, o que serve para um pode não servir para o outro e a culpa ser direcionada para todos. O que muitos iniciantes fazem é justamente isso, perguntam ao instrutor ou a algum colega, pesquisam em sites e blogs sobre o assunto e tentam copiar as receitas de sucesso de muitos achando que isso funcionará para ele, pode até funcionar se ambos tiverem o mesmo biotipo, mas também pode dá o efeito contrário e tudo ir por água abaixo. Neste artigo daremos dois exemplos de dietas, uma para secar e outra pra ganhar massa, sendo que os dois juntos será impossível, pois ou você seca e depois cresce ou você cresce e depois seca, os dois objetivos juntos esqueça, perda de tempo. Não temos a fórmula do bolo, ninguém tem, mas podemos ajudar em diversas fases, mas mesmo assim o que sempre recomendamos é que procure um profissional de NUTRIÇÃO e de preferência um de NUTRIÇÃO ESPORTIVA ou seja um cara especializado em nutrição voltada pro esporte, não que o primeiro não dê resultados, dá sim, mas o segundo é especialista nesta área e ajudará mais ainda no que tange os resultados almejados na musculação, especificamente falando.

Primeira dica, mude seus hábitos alimentares para hábitos saudáveis, como sempre de 3 em 3 horas e sempre alimentos de ótima qualidade nutricional, invista em produtos naturais e integrais. Você iniciante, antes de comprar suplemento, vê se aprende a comer certo e nas horas certas! Suplemento é bom, mas não faz milagres, ele só te ajudará em algo se você se alimentar corretamente, do contrário esqueça, só vai estar jogando dinheiro fora! Veja os gigantes da musculação, todos comem e comem muito e os suplementos que usam são poucos, não gastam dinheiro com tudo que veem nos comerciais e o pior são patrocinados por diversas marcas, mesmo assim, só usam o básico que todo mundo conhece: BCAA, WHEY e outros menos conhecidos. Então, o básicão está na alimentação diária, na ingestão de alimentos com qualidade e sempre diversas refeições diária.

CARBOIDRATOS - (CEREAIS, FRUTAS, MASSAS, BATATA, MANDIOCA, PÃES etc), são os alimentos que devem estar com maior frequência em seu cardápio, afinal, são eles que fornecem energia, disposição, dão volume aos músculos (glicogênio) e participal ativamente na recuperação do corpo após os exercícios. Deve-se aumentar a ingestão durante a fase OFF SEASON (ganho de massa muscular), mas utilizar sempre carbos de baixo IG (indice glicêmico). Nesta fase de ganho de massa, não você não deve se preocupar com a falta de definição muscular, mas isso não é desculpa pra cair pra dentro e enfiar o pé na jaca, nada disso, pra começar uma fase de ganho de massa, você deve baixar seu percentual de gordura ou BF (body fat) até um número plausível em cerca de 14 ou 15%, chegando neste número mais ou menos a depender do indivíduo, você deve mantê-lo mesmo na fase off, comendo alimetos integrais, não ingerindo gorduras ruins durante um período pré-definido de tempo para esta fase, nada de ficar gordo o ano todo dizendo que tá em off, larga de ser burro, faz a coisa certa.

PROTEÍNAS - (CARNES, AVES, PEIXES, OVOS, LEITE e DERIVADOS, SOJA E FEIJÕES), também são muito importantes na construção e reparação dos músculos, entretanto, a necessidade desse nutriente é facilmente alncançada, então, não há necessidade do exagero no consumo desse grupo de alimentos. Na chamada fase ON SEASON, quando o atleta ou a pessoa comum, quer mais definição muscular, muda-se o cardápio, diminuí a ingestão de carboidratos e aumenta a ingestão de proteinas, para quê? Simples, diminuindo os carbos, seu corpo irá procurar outra fonte de gordura e essa serão as gorduras e açucares de seu corpo, resultado, não tem carboidrato só em gordura, você seca, você defini, seu BF baixa de 14 ou 15% pra 12 ou 10% e o resultado é aquele shape das praias cariocas. Enfim, pra crescer carboidratos e proteínas, pra secar/definir proteínas menos carboidratos.

LIPÍDIOS - (AZEITE, OLEAGINOSAS, ABACATE, PEIXES GORDUROSOS, SEMENTES, LEITE INTEGRAL, QUEIJOS AMARELOS, MANTEIGA/MARGARINA, FRITURAS, CARNES GORDAS, DOCES CREMOSOS etc), devem estar em menor quantidade possível em seu cardápio, mas você nunca deve excluí-los por completo, pois ajudam na produção de hormônios no corpo, não exagere.

Malhadores, marombeiros, pessoas comuns tão preocupadas com a pratica esportiva da atividade fisica em si, ingerem grande quantidades de carboidratos e proteinas e esquecem  das VITAMINAS E MINERAIS. Ambos são muito importantes, afinal, organizam todo o metabolismo, ajudam na queima de gordura, aumento da síntese de proteínas, formação de energia, qualidade dos ossos e órgãos e alguns são antioxidantes. Aumente seu consumo diário de alimentos frescos e naturais como: VERDURAS, LEGUMES, FRUTAS, CEREAIS, OVOS, LEITE E DERIVADOS, SEMENTES, CARNES E AVES.

Melhore suas refeições pré e pós-treino, pois auxiliam na obtenção de energia e na recuperaçãp após o treino. Nunca acorde e fique sem comer por muito tempo, isso gera catabolismo, pois passou a noite sem se alimentar (dormindo) e o corpo quando acorda precisa de alimentos pra evitar que seus músculos vão pro espaço.

DIETA PRA CRESCER (MASSA MAGRA, FORÇA BRUTA)
Lembre-se, primeiro baixe o seu BF pra depois tentar esta dieta, pois ela é hard pra ganho de massa e volume muscular, mas a definição se não existir, vai fazê-lo maçudo e o trabalho pra definir depois será mais árduo, então, vamos lá:

CAFÉ DA MANHÃ - Duas fatias de pão integral + ricota ou ricota de búfalo + 300ml de yougurte desnatado ou light + 2 bananas + 1 porção de aipim ou mandioca cozida + 4 claras

LANCHE MANHÃ - 2 batatas doce cozidas ou em forma de chips + 300ml de leite integral com achocolatado light + 1 fruta

ALMOÇO - 4 colheres de arroz integral ou macarrão integral + 3 batatas inglesas + 4 claras de ovos e 2 gemas + salada a vontade + 1 porção de 200g de carnes (frango, alcatra, peixe etc) + 1 fruta ácida

LANCHE TARDE - 2 batatas doce cozidas ou em forma de chips + 1 porção de 200g de carne + 300 ml de suco a seu gosto

PRÉ-TREINO - 1 copo de café preto com açúcar mascavo + 1 sanduiche integral com salada e atum

JANTAR - salada a gosto + 4 claras de ovos + 1 porção de 200g de carnes + 2 colheres de macarrão ou arroz integral

CEIA - 200ml de leite com achocolatado light + 2 polenguinhos

DIETA PRA SECAR/DEFINIR (MANTER MASSA MAGRA E REDUZIR BF OU GORDURA)
Agora muda tudo, redução total de carboidratos e aumento de proteinas, após 3 meses com dieta pra ganho de massa acima, se usa esta pra definição, prepare-se pois é dura, vai sentir falta de energia, pois estará sem carboidratos, mas nada demais, tem gente como nós que nem sente nada, basta acostumar que os resultados aparecerão rapidamente em uma semana, já serão notados.
CAFÉ DA MANHÃ - duas fatias de pão integral + 4 claras de ovos +  200ml de yogurte desnatado ou light + 1 fruta cítrica

LANCHE DA MANHÃ - 200ml de yougurte desnatado ou light + 1 maça

ALMOÇO - salada a vontade + 200g de carne magra (frango, alcatra etc), 1 fruta

LANCHE DA TARDE - 200ml de suco de fruta de baixo IG + duas fatias de ricota de búfalo

PRÉ-TREINO - 1 copo de café coom açúcar mascavo + 2 fatias de frios a gosto + 2 fatias de queijo light (frios sem gordura e light)

JANTAR - salada a gosto + 4 claras de ovos e duas gemas + 100g de carne

CEIA - 2 polenguinhos + yougurte light ou leite desnatado com achocolatado light

Perceberam, nenhum suplemento em nenhuma das duas dietas, ou seja, são importantes são, mas não são obrigatórios, com essa alimentação e suas variações, vocês terão uma completa refeição a cada horário e atingirão seus resultados ou de ganho de massa ou de perda de gordura, lembrando que: trace seus objetivos pois emagrecer e ganhar massa não existe. Uma observação importante: beba bastante água a cada 30 minutos ou menos, beba água nos dois casos, água nunca é demais, a não ser em afogamento, do contrário utilize sem moderação.

Abraços
Continuem conosco
Equipe FALHA TOTAL

segunda-feira, 15 de abril de 2013

EXERCÍCIOS - PEITORAL - PARTE INTERNA DO PEITO



Hum, mega complicado pra uns, simples pra outros! Treinar esta parte do peito é algo um tanto complexo para muitos, pois erros cometem sem perceber e a consequência é o peito não crescer nesta parte ou ter um crescimento mínimo ou quase invisível aos outros. Vamos primeiros dismestificar o peito pra depois entrarmos numa lista de dicas de exercícios para esta área etc, etc, etc e tal.

O músculo peitoral maior ou pectoralis major é um músculo localizado no tórax. Apresenta três inserções proximais, nas castilagens costais, no esterno e na clavícula. As inserções nas costelas e esterno formam a cabeça esternocostal. A inserção na clavícula forma a cabeça clavicular. A inserção distal se dá no lábio lateral do sulco intertubercular do úmero. Suas ações principais são a rotação medial e adução do braço, mas também estão envolvidos na flexão e extensão deste membro.

Não entendeu nada? Nem nós, mas vamos lá! O que estamos tentando dizer é simples, divida o seu peito em 3 partes: superior perto da clavícula (supunhetamos que vc saiba o que é clavícula, pelo menos), depois a parte média que vai do centro até perto dos bíceps e depois a parte baixa que forma aquela curva pra cima do peito que vai das aoréolas até o centro subindo pra a divisão que tantos querem. Bom até aqui ficou fácil. O que este músculo faz é simples também, eles empurram pra frente tudo, ou seja, se você tentar empurrar uma parede (só tentando, pois não vai conseguir), você está usando o peitoral, se tentar fazer flexão de braço em solo (o famoso apoio) é o peito que está sendo trabalhado, da mesma forma que se pegar algo com a mão esquerda e tentar trazer até a mão direita pela frete do corpo, estará trabalhando o peito também, ou seja, ele tem movimentos simples para ser trabalhado, então pra que PORRA, SEU ANIMAL, vc fica na academia inventando moda? Me diz? Pra que CARALHO todo dia você inventa um treino novo, uma viadagem nova pra treinar isso? Deve ser por isso que não tá tendo nenhum resultado, seu mané.

Bom, voltando ao peitoral, sempre que for treinar:
- primeiro: esqueça o ego, esqueça seu amigo que pega peso, esqueça o treino dos outros, esqueça os pesos coloridos, esqueça as meninas da academia, pois elas só vão te olhar de outra forma, quando você for realmente forte, do contrário, só vc tá se enganando;
- segundo: faça sempre com dumbles ou halteres, esqueça barras (por enquanto), só as use quando tiver o desenho do peito formado, ou seja, quando vc conseguir ver a divisão do seu peito no espelho e outras pessoas também perceberem isso, aí sim, você volta a usar a barra;
- terceiro: amplitude máxima, sempre vá ao máximo pra trás da fase excêntrica ou negativa do exercício e isso você só conseguirá com pouco peso;

Por que devemos usar a amplitude máxima? Simples, seu peitoral cresce da parte perto do bíceps pra parte perto do meio, ou seja, cresce ao contrário, por isso alguns tem um vale no meio do peito, a parte lateral alta (dá pra enganar no espelho), mas e frente nada. Então, use dumbles pra fazer o treino completo, pois a barra para quando toca seu peito e com os dumbles, você consegue descer mais e mais, resultado, na hora que for subir o peso, estará trabalhando mais esta parte do meio do peito e assim, esta parte será exigida mais e seu peito irá crescer como um todo, resultado, as gatinhas irão de olhar a partir de agora, pois você poderá dizer que tem peito!

Outro detalhe importante, carga progressiva, ou seja, a cada treino aumente o peso, mesmo que 1Kg de cada lado, mais aumente, pois isso fará seu progresso aumentar, pois mais fibras serão trabalhadas. Importante, desça devagar e suba em explosão, devagar vc trabalha as fibras brancas e dão volume e rápido você trabalha as fibras vermelhas e dão força, ou seja, vc estará ficando forte e volumoso ao mesmo tempo. Mais importante ainda, sinta seu músculo, se descer um pouco mais e não sentir o trabalho na parte central do peito, duas coisas podem tá acontecendo, você pensando que tá no máximo e não está ou o peso está pequeno demais, então, mude o peso e faça o máximo mais baixo que puder. Isso vale pra todos os exercícios, todos sem exceção! Outro fator, esqueça a porra das contagens de repetições, se chegar a 12 e vê que consegue ir a 15, vá, se chegar a quinze e vê que consegue ir a 100 vá, ou seja, esqueça a contagem sinta seu músculo, deixe ele fadigar por completo, chegar a falha total do músculo, só assim, você irá consegui resultados expressivos para o peito.

Ah, sim! Já ia acabando sem falar dos exercícios, mas lembrei, sorte sua! Escolha um programa adequado de exercícios, mané! Ou seja, se vc não tem nenhuma parte do peito formada, então as forme, ou seja, escolha exercícios para trabalhar cada parte em um treino, mas não escolha muitos exercícios não, 4 no máximo, 3 pra volume (supino reto, supino inclinado e supino declinado e um isolador crucifixo), por exemplo. Ou seja, não exagere nos exercícios, primeiro ganhe massa muscular pra depois ganhar definição, faça seu peito traçar, depois mude seu treino para mais isoladores do que exercícios para massa, resultado, seu peito grande e definidido, com o desenho formado nele por completo.

Trabalhe pelo princípio de deficiência, ou seja, se você não tem a parte interna do peito, comece sua série de exercícios por esta parte, ou seja, ao invés de fazer o que todo frango faz que é começar com o supino reto, comece com o crucifixo (o quê?), é isso mesmo, comece com este exercício, pois você estará totalmente descansado podendo pegar mais peso logo no início do treino e no final estaria fadigado e os resultados minimizados, então, comece por ele e depois vá fazendo os outros. Agora se não tiver a parte perto da clavícula, então comece pelo supino inclinado com dumbles e por aí vai, comece sempre por sua deficiência e depois continue mormalmente seu treino, perceberá logo a mudança no seu corpo.

Outro detalhe, não faça o treino dos outros, pois cada pessoa é diferente, se deu certo pra ele nada garante que dará certo pra você, lembre-se que é o mesmo princípio de quem se anaboliza, uns morrem outros viram campões, sabe-se lá o que pode acontecer com você. Outra conduta importante, faça os exercícios básicos sempre, supino inclinado, paralelas são básicos, então inclua na sua semana de treino. Utilize máquinas convergentes ao invés de máquinas fixas. Faça flexões de solo (apoio) em diferentes inclinações, antes de começar o treino. Treine tríceps, isso mesmo, treine este músculos, pois ele é quem ajuda a subir o peso nos supinos e não treiná-los irá reduzir seus ganhos.

Um detalhe importante, PULL OVER é exercícios pra dorsais e não pra peitoral, muitos usam sem saber nem pra que ser, pensando que tão fazendo coisa certa, mas tão é treinando dorsal mais que peito, não quer dizer que não trabalhe este músculos, sim trabalha, mas de forma pouco efeitiva, pra vc trabalhar o peitoral com pull over terá que ir numa amplitude muito grande, perto de tocar o solo com o peso e daí só na hora de voltar no início do movimento é que seu peito será trabalhado o restante é o dorsal, ou seja, 90% é dorsal, 10% é peito, ou seja, bela merda que está fazendo.

Outra coisa que vemos nas academias é nego usando peck deck com outras pegadas, pensando que tão trabalhando a parte interna do peito, esqueça isso, é burrice, só está sobrecarregando seu ombro. O peck deck é um ótimo isolador do peito, mas se feito de forma correta, ou seja, pegando todo o aparelho de forma correta ao invés de você inventar moda, pois neste aparelho, vc conseguiu isolar todo o peito,  pois a força de fechar sai do punho/mão e passa pro cotovelo, ou seja, menos área pra vc trabalhar, resultado, seu peito terá que fazer mais esforço na parte central, resultado, você gigante trabalhando a parte certa.

Cross over, este é incrível para o peito, mas, com um detalhe, ao fechar o braço, passe do centro, ou seja, tem muita gente que vai até o meio e volta, tente cruzar as mãos, passando uma por cima das outras a cada repetição, irá está trabalhando ao máximo a parte central do peito, é um poderoso exercício para esta parte. Esta parte do peito só é trabalhada com movimento de fechamento de braços, como se você fosse abraçar alguém, é aí que se trabalha esta parte na academia, então, uma dica de treino efeciente pra esta parte, faça ela aumentando peso durante 3 semanas e veja a o resultado, depois conte pra nós como foi:

- SUPINO INCLINADO COM DUMBLES (4x falha)
- CRUCIFIXO INCLINADO COM DUMBLES (4x falha)
- PECK DECK ABERTO (3 x falha total (se tiver parceiro, ele te ajuda a chegar na falha)
- CROSS OVER (3x falha)

Depois deste tempo, faça:
- SUPINO INCLINADO COM DUMBLES (3x submáxima)
- SUPINO RETO COM DUMBLES (3x submáxima)
- PECK DECK (3x isometria)
- SUPINO DECLINADO OU CANADENSE (3x falha)

Detalhe, pega peso de homem porra, se não, não vai acontecer nada e depois vai reclamar da gente!
Resumo: treine a sério, esqueça os outros, use carga progressiva, sempre na amplitude máxima, use dumbles ao invés de barras, poucos exercícios pro peito, use exercícios básicos, esqueça os outros na academia - treine pra você, amizades faça no facebook e fora da academia, são mais verdadeiras que lá, te garanto isso. Depois do treino, proteina com carboidrato alto IG, mais bcaa e glutamina.

Continuem conosco
Equipe FALHA TOTAL

ARTIGO - MUSCULAÇÃO E AÇÃO HORMONAL

 
Os hormônios são parte fundamental no processo de hipertrofia muscular. De forma geral, aumentos nas concentrações hormonais desencadeiam uma série de eventos em nosso organismo como, por exemplo, o aumento da atividade de determinados receptores dentro e na membrana das células musculares.
Um estímulo (neste caso o treinamento com pesos) ocasiona respostas agudas (hormonais e metabólicas) o que irá desencadear aumento na síntese protéica. Com os estímulos sucessivos há uma adaptação crônica (acarretando aumento da secção da área transversa do músculo e aumento da força muscular. Todas essas adaptações são influenciadas por fatores exógenos e endógenos (idade.sexo, genética, nível de treino, nutrição e variáveis de treino)
Para nós, os hormônios de maior interesse de estudo são: a testosterona (TST), o hormônio de crescimento (GH), a insulina, o IGF-1 e o cortisol pois eles estão diretamente relacionados com o processo de anabolismo e catabolismo muscular
TESTOSTERONA: Evidências científicas apontam a TST como um dos principais hormônios anabólicos do organismo. Ele é secretado nos testículos pelas células de Leydig via hipotálamo e glândula pituitária anterior (KRAEMER E RATAMESS 2005).
Em conjunto com o GH, este hormônio contribui para o crescimento muscular através do aumento da síntese e diminuição da degradação protéica (CREWTHER 2006). A produção de testosterona é controlada pela glândula pituitária anterior. Este hormônio estimula as células de leydig a produzirem esperma nos testículos. A TST tb está relacionada com o processo de hipertrofia muscular.
HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (GH): O GH é outro conhecido hormônio relacionado ao processo de hipertrofia muscular.
Sua ação está relacionada no aumento da síntese protéica e na redução da degradação muscular.Ele é sintetizado e liberado (de forma pulsátil) por células específicas localizadas na glândula pituitária anterior.
O GH estimula também a lipólise estando também intimamente relacionado com a liberação de IGF 1 no fígado O Hormômio de Crescimento é liberado pela glândula pituitáia anterior e vai estimular a liberação de IGF-1 pelo fígado . A somatostatina e o GHRH (pepitídeoshipotalâmicos) regulam e controlam a liberação deste hormônio (CREWTHER 2006)
INSULINA: Hormônio liberado pelo pâncreas e, juntamente com oglucagon, regula a glicose sanguínea e o metabolismo de ácidos graxos. A insulina tem a função de suprimir a degradação muscular no período de recuperação pós exercício além de afetar positivamente a síntese de proteínas (ROOYACKERS 1997).
IGF -1: Este hormônio, também conhecido como somatomedina- C, é sintetizado e liberado pelo fígado estando sob influência do GH para posteriormente ser transportado a tecidos específicos (KRAEMER e RATAMESS 2005).Porém, as respostas do IGF-1 ao treinamento de força ainda não estão claras necessitando de maiores pesquisas (SIMÃO 2003).
CORTISOL: Estímulos como estresse, má alimentação e cargas excessivas de treino estimulam a liberação do cortisol pelo córtex adrenal através de da glândula pituitária anterior. Na célula, este hormônio vai se ligar a seu receptor e vai afetar negativamente o RNA mensageiro ocasionando um aumento na degradação protéica.
O RNA mensageiro carrega informações do DNA para o ribossomo, local onde ocorre a síntese proteíca. É o verdadeiro molde da sínteseproteíca estando, dessa forma, diretamente envolvido no processo de hipertrofia muscular .
Pra quem quer aumentar a instrução, segurimos uma leitura nos referenciados abaixo:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Crewther B, Keogh J, Cronin J, Cook C. Possible stimuli for strength and power adaptation: Acute hormonal response. Sports Med. 2006;36:215-38.
Kraemer WJ, Ratamess NA. Hormonal responses and adaptations to resistance exercise and training. Sports Med. 2005; 35:339-61.
Rooyackers OE, Nair KS. Hormonal regulation of human muscle protein metabolism. Ann. Rev. Nutri.1997; 17:457-85.
Simão R. Fundamentos fisiológicos para o treinamento de força e potência. São Paulo. Phorte Editora; 2003.
Continuem conosco
Equipe FALHA TOTAL

quinta-feira, 11 de abril de 2013

ANABOLIZANTES - OXANDROLONA OU ANAVAR



A OXANDROLONA é um esteróide anabolizante que começou a ser fabricado na década de 60 e conquistou diversos usuários. Um dos principais motivos para o crescimento do uso da oxandrolona foi seus baixos efeitos colaterais.

A oxandrolona é um fármaco criado por RAPHAEL PAPPO enquanto trabalhava para os laboratórios SEARLE (hoje PFIZER) sob a marca registrada de ANAVAR.

Foi introduzida nos EUA em 1964. É administrado oralmente e seus efeitos são devidos à ligação ao receptor de testosterona. O receptor de testosterona induz ações em nível celular de diversas maneiras, com ações anabolizantes, androgênicas e outras.

Considerada uma substância com moderado poder andrógeno, a Oxandrolona possui um resultado anabolizante satisfatório. Por esses motivos, o público feminino aumentou bastante para o consumo dessa droga.

A substância é conhecida por diferentes nomes de acordo com o país. No Brasil, são comuns os nomes: Lipidex e Anavar. Nos Estados Unidos, o medicamento pode ser encontrado como Anavar. Em outros países, como Austrália, Japão e Itália, a Oxandrolona é encontrada como Lonavar.

Clinicamente, a Oxandrolona era principalmente usada em pacientes aidéticos, proporcionando um efeito anticatabólico considerável. Dependendo da dosagem em que é administrada, a síntese protéica pode ser melhorada de maneira extremamente eficaz e, em pacientes aidéticos, isso é mais do que necessário.

EFEITO NO CORPO

Quanto utilizado conjuntamente com a musculação ou outro esporte de força, a oxandrolona trabalha no estrutura intracelular visando o aumento de força da pessoa.

Porém, a substância é utilizada para pacientes que necessitam de um aumento da força nos músculos. Pacientes que passam várias semanas imobilizados podem vir a se medicar com a oxandrolona para acelerar e restaurar os tecidos dos músculos do corpo.

E como isso ocorre? A substância age incrementando os depósitos de fósforo. Normalmente, os principais usuários são mesmo as mulheres e os praticantes de outras modalidades como lutadores etc. Estes conseguirão um pequeno aumento na massa muscular, na resistência física e, pela detecção da droga relativamente curta no corpo, correrão menos riscos em exames anti-dopping. Dentre esses, muitos não buscam só esse efeito parcialmente anabólico, mas combinam com dietas de perda de gordura, fazendo com que o aumento (mesmo que extremamente baixo) da massa muscular, contribua ainda mais para o aumento metabólico basal e consequentemente no gasto calórico, resultando em maior eliminação de gordura.

EFEITOS COLATERAIS DA OXANDROLONA

Como comentado acima, o que deixou a oxandrolona famosa foram seus poucos efeitos colaterais. Lógico que se compara esses efeitos a outras drogas esteróides anabolizantes. Apesar efeitos colaterais menores, esses efeitos ainda são extremamente graves e nocivos para o corpo humano.

A seguir você confere uma lista dos principais efeitos colaterais da oxandrolona:

- alteração dos níveis do colesterol humano;
- aumento do colesterol ruim, conhecido também como o colesterol LD;
- diminuição do colesterol bom, conhecido como colesterol HDL;
- alterações na voz. Nas mulheres pode vir a ser mais notado, já que a voz tende a ficar mais grave;
- diversas alterações no corpo humano no sentido de masculinizar o corpo. Nos homens, pode ser desejado de maneira branda, porém nas mulheres, o comportamento masculinizado pode ser indesejável.

Para as mulheres é uma boa pedida, já que possui baixo teor androgênico que acaba diminuindo a possibilidade de virilização nas mulheres. Muitos usuários acreditam que ele tem um efeito rápido assim como os outros anabolizantes.

Uma das principais funções da oxandrolona é o aumento da força, pois o esteróide amplia os depósitos de fósforo creatina intracelular. Muitos atletas tomam a oxandrolona, pois além de proporcionar força ela ainda ajuda a aumentar os músculos e a defini-los, isso tudo sem muitos efeitos colaterais.

DOSAGENS

A oxandrolona é prescrita por meio de receituário de controle especial no Brasil, indicada primariamente para síndromes catabólicos (ver catabolismo), pacientes acamados por várias semanas e queimaduras, restaurando assim os tecidos musculares. Também é utilizada em musculação sem a devida indicação médica.

A dosagem é entre 2,5 mg e 20 mg divididas em 2 a 4 tomadas ao dia por um período aproximado de até 4 semanas para adultos.

Nós da equipe FALHA TOTAL não indicamos nenhum uso de substâncias sem a recomendação médica, portanto, se pensa em usar algo, procure um endocrinologista, um nutricionista, um clínico geral, faça exames, converse bastante com eles e aí sim, se mesmo após todas estas conversas for indicado por eles, use, mas lembre-se a decisão é de vocês sempre.

Continuem conosco
Equipe FALHA TOTAL


ANABOLIZANTES - STANOZOLOL OU WINSTROL


ANTES de mais nada: STANOZOLOL ou WINSTROL não define PORRA NENHUMA, NÃO QUEIMA GORDURA, NÃO DÁ DEFINIÇÃO nem nada do que muitos frangos falam por aí, ele realmente dá pouquíssima retenção hídrica e aumenta a massa muscular, mas é o efeito de todos os anabolizantes e por causa do aumento da testosterona na corrente sanguínea, faz perder gordura, mas não o medicamento e sim o aumento do hormônio no corpo, vê se entende seu ANIMAL, se vc sem tomar caralho nenhum e seu corpo por si só liberar mais testosterona que o normal, durante um período de tempo e vc tiver fazendo dieta e treinando certo, vc vai ter definição, sem tomar nada, então para de falar merda e procura aprender de uma vez por todas, WINSTROL NÃO DEFINI, NÃO QUEIMA GORDURA... porra, larga de ser burro.

Pra todos os outros que nos seguem, abaixo uma explicação sobre o produto e mais uma vez, não recomendamos nada, apenas informação, procure um médico endocrinologista e converse abertamente com ele, pois é a melhor pessoa pra te explicar tudo que pode acontecer, um médico amigo nosso, quase nos bate, quando brincamos falando que iríamos tomar, ele falou: "se querem se fuder, tomem", assim mesmo e continuou, "querem crescer com saúde usando essas coisas, pelo menos aprendam a usar as coisas certas e não esta bomba", enfim, ele sabe o que diz e nós ouvimos atentamente.

Você sabe O que é Stanozolol? o nome pode parecer estranho, mas com certeza você já conheceu alguém que fez ou faz uso dessa substância.

O Stanozolol, também chamado de estanozolol, é o famoso anabolizante, um esteróide derivado da testosterona que ajuda no crescimento dos musculos.

Geralmente este produto é consumido por quem pretende ganhar massa muscular, podendo ser encontrado na versão líquida ou em comprimidos.

O uso dessa substância gera polêmica, principalmente no mundo esportivo, pois o atleta que fizer uso de anabolizantes poderá ser banido das competições.

Mas que malha em academias não encontra problemas em encontrar e consumir este produto.

PARA QUE SERVE O STANOZOLOL

Entre os fisioculturista o stanozolol é o mais consumido entre os anabolizantes. Por ser derivado da testosterona ele ajuda na perda de gordura preservando a massa muscular.

O uso é típico, mas não há nada que prove cientificamente que o stanozolol tenha a capacidade de ajudar no aumento da força sem interferir no ganho de peso.

Muitas pessoas usam este esteróide mesmo sem recomendação médica para tentar ganhar massa muscular em pouco tempo de musculação, sem se preocupar com os perigos desse medicamento.
Entre as reações adversas é possível ouvir relatos de náuseas, vômitos, insônia, aparecimento de acne, dores ósseas, cansaço e outros sintomas.

É preciso manter este tratamento por períodos curtos, pois o consumo dele pode alterar diversos fatores do seu corpo compromentendo sua saúde.

CUIDADOS COM O STANOZOLOL

Quem já consome o stanozolol precisa seguir algumas regras, pois tal medicamento não pode ser administrado com outros tipos de remédios, como por exemplo, o glicocordicóides, mineralocorticóides, somototropina e outros.

Quem opta pelo medicamento de forma injetável precisa ter ainda mais cuidado com a aplicação, já em compridos os cuidados são referentes à dosagem.

Quem opta por usar o stanozolol sabe que os médicos não indicam este tratamento para quem quer ganhar músculos e por esse motivo é difícil encontrar lugares legalizados para comprar o produto.

Se você optar em compra-lo precisa estar ciente dos riscos que estará correndo de que não há nada cientificamente comprovado a respeito dos benefícios desse medicamento.

Tome cuidado com sua saúde e em casos especiais busque sempre uma orientação médica.

Continuem conosco
Equipe FALHA TOTAL


ARTIGO - VIGOREXIA





Vigorexia, Bigorexia ou transtorno dismórfico muscular, ocorre quando o volume e a intensidade de exercício físico praticado por um indivíduo excede a sua capacidade de recuperação, e pode estar associada a uma auto-imagem um tanto distorcida e a um transtorno psicológico similar a anorexia.
Foi inicialmente classificada como um transtorno obsessivo compulsivo pelo médico Harrison Grah
am Pope Jr., professor de psicologia em Harvard, que a nomeou de vigorexia ou Síndrome de Adônis (em referência ao mitológico ideal de beleza masculina, Adônis).[2] Mas também pode ser considerado um transtorno alimentar pelas similaridades com a anorexia nervosa.

Pode-se dividir a vigorexia em dois grupos de acordo com seus principais sintoma:

Treinamento excessivo (Overtraining) e anabolizantes;
Obsessão pela aparência e insatisfação persistente;
Assim como outras atividades prazerosas, a musculação pode também se tornar uma adicção similar ao abuso de drogas, assim como é comum incluir o abuso de anabolizantes e drogas similares.

No manual da OMS a Dismorfofobia corporal está classificado como um tipo de transtorno hipocondríaco (F45.2) com a seguinte descrição":

Indivíduos acometidos desta síndrome são pessoas que, mesmo fortes fisicamente, ao visualizarem a sua imagem em espelhos, por exemplo, vêem-se como fracos, de maneira similar aos acometidos de anorexia que, ao se visualizarem, sempre se consideram gordos.

A prática exagerada de exercícios (sobrecarga de treino ou overtraining) podem causar:

Dores musculares persistentes
Fadiga persistente
Ritmo cardíaco elevado, em estado de repouso
Maior susceptibilidade a infecções
Maior incidência de lesões
Irritabilidade
Depressão
Perda de motivação
Insônias
Perda de apetite
Perda de peso
Menor desempenho sexual
Imperfeições no corpo destes indivíduos que normalmente passam despercebidas para os outros, são descritos como grandes fontes de ansiedade e infelicidade para estes pacientes. Sua obsessão pelo corpo perfeito podem prejudicar sua vida profissional e relacionamentos, especialmente pela elevada testosterona, baixa auto-estima e irritabilidade aumentarem sua agressividade.

Podem apresentar comportamento depressivo quando perdem volume muscular por algum motivo (como infecção ou acidente limitante do exercício ou alimentação).

O consumo crescente de esteróides anabolizantes com fins puramente estéticos é associado a esta síndrome, o que levou países europeus a tratarem seu comércio com os mesmos critérios legais e penais do consumo de drogas psicotrópicas. Correlatamente, proprietários de academias e instrutores da área sem escrúpulos aproveitam-se de tal mercado possível e constroem estruturas de contrabando e tráfico deste tipo de medicamentos.

Aos esteroides, acrescentam-se o consumo de insulina, o hormônio do crescimento, assim como outras drogas com a mesma finalidade de anabolizante. Igualmente, existe o consumo de medicamentos de uso veterinário, especialmente para equinos, com os mesmo fins.

No quadro de obsessão por volume muscular, é comum o quadro de indivíduos do sexo feminino, que além do volume muscular extremamente grande, somam, pelo consumo de hormônios com caráter masculinizante (derivados, relacionados e modificados da testosterona natural ou sintética), passam a apresentar características sexuais secundárias e terciárias, como pelos (incluindo barba) e perda do cabelo na cabeça no que chamamos "entradas" e inclusive a típica calvície masculina, além de aumento do volume dos grandes lábios da vulva e clitóris. Mesmo com este quadro, a vigorexia se manifesta como uma obsessão tão dominante sobre os hábitos do indivíduo que estas não abandonam suas práticas de dosagem de tais drogas, com vista aos ganhos musculares.

Determinados indivíduos, ao serem acometidos de vigorexia, podem desenvolver uma obsessão não apenas pelo volume muscular, mas também pela aparência deste, e seu volume de gordura subcutânea que os revela. A esta característica, chama-se definição muscular. Este fator é importante entre os fisiculturistas competidores, e até importante nos atletas de diversos desportos, no teor de gordura corporal, sem considerar diretamente factores estéticos.

Os sintomas da vigorexia são:

Insatisfeito persistente com sua própria imagem;
Uso de diversos suplementos alimentares e inclusive esteroides e anabolizantes;
Seguir uma dieta rica em proteínas por longo período;
Ansiedade elevada;
Sintomas depressivos;
Irritabilidade;
Cansaço e fadiga;
Dor muscular em todo o corpo;
Lesões musculares e articulares por excesso de exercício;
Problemas de sono.
Em casos mais graves pode levar insuficiência renal, insuficiência hepática, problemas vasculares e depressão maior. Quando ocorre abuso do uso de anabolizantes podem se identificar também doenças cardiovasculares, câncer de próstata, perda de cabelo e/ou diminuição do tecido testicular.

A dieta inadequada (rica em carboidratos e proteínas) e o consumo exacerbado de suplementos proteicos podem ocasionar transtornos metabólicos afetando especialmente os rins, a taxa de glicemia e o colesterol do indivíduo.

TRATAMENTO

É necessário o tratamento médico, psicoterapia e ajuda nutricional. Podem acontecer recaídas, por isso é bom ter um acompanhamento mesmo após o fim da terapia. A terapia cognitivo-comportamental dura geralmente 6 meses, mas pode durar 2 anos caso seja identificado um transtorno de personalidade como narcísica ou obsessivo-compulsiva.

Na terapia cognitivo-comportamental é feita a identificação de padrões distorcidos de percepção da imagem corporal e identificação dos motivos que desencadeiam e mantem esse comportamento. São reforçadas outras atitudes mais sadias de melhorar a auto-estima, confiança e bom humor. Caso o indivíduo faça uso de anabolizantes ou similares, sua interrupção é recomendada. Não é necessário largar a academia completamente, apenas diminuir a um nível saudável e que não cause danos a qualidade de vida e relacionamentos do indivíduo.

Sintomas ansiosos, obsessivos e depressivos destes indivíduos podem ser reduzidos com o uso de um inibidor seletivo de recaptação de serotonina.









Equipe FALHA TOTAL

ARTIGO - ABUSO DOS ANABOLIZANTES


Dr. Bernadino Santi é médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), da Confederação Brasileira de Boxe e Kickboxing e Coordenador Estadual do Controle de Dopagem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Os anabolizantes pertencem a um grupo de drogas que tem indicação muito precisa na medicina. Infelizmente, nas últimas décadas, passaram a ser utilizados por rapazes e moças interessados em esculpir uma forma física que obedece a padrões rígidos ditados pela moda. O uso indiscriminado e sem controle médico dessas substâncias tem gerado problemas graves de saúde, morte inclusive, em gente muito jovem.

Grande parte dessas drogas é vendida nas academias e entra no Brasil de maneira ilícita, sem que se saiba exatamente de onde vêm nem como são fabricadas. Na pressa de conseguir o efeito desejado, muitos a utilizam em doses absurdamente altas que interferem no equilíbrio geral do organismo.

Por falta de informação ou apesar dela, os jovens continuam correndo atrás dos anabolizantes cuja comercialização transformou-se numa atividade clandestina e muito lucrativa.

O QUE É

Drauzio – Você poderia explicar o que é um anabolizante?
Bernardino Santi – Os anabolizantes incrementam a síntese de determinadas substâncias musculares e ósseas, mas somente os médicos podem prescrevê-los. Seu uso exige controle rigoroso, pois podem causar problemas de saúde muito sérios.
Do ponto de vista médico, são drogas utilizadas para tratamento de algumas doenças consumptivas, que desgastam a musculatura e os ossos, e como reposição hormonal para os portadores de hipogonadismo, que sofreram algum tipo de trauma testicular ou desenvolveram um tumor e tiveram os testículos subtraídos. Os esteróides anabolizantes são também indicados para os astronautas que ficam muito tempo no espaço e têm perdas significativas da massa óssea e muscular.

Drauzio – Que problemas os anabolizantes provocam?
Bernardini Santi – Os anabolizantes foram descobertos com o intuito de tratar determinadas doenças, mas algumas pessoas descobriram que seu uso pode incrementar o aumento de massa muscular e é aí que começam os problemas.

Vamos pegar o caso do adolescente interessado na colega de escola que quer ficar bonito para impressionar a garota. Ele começa a fazer ginástica, mas percebe que levará tempo e terá de esforçar-se muito para atingir o objetivo almejado porque os resultados não vêm de uma hora para outra. Nesse momento, um profissional da academia que frequenta ou um amigo lhe fala de uma determinada substância que ajuda a desenvolver a musculatura mais depressa. O garoto se interessa e decide experimentar. Obviamente, os primeiros resultados não tardam a aparecer, a forma do corpo melhora, e isso o estimula a usar cada vez mais os esteróides anabolizantes, drogas que mexem com a estrutura hormonal e com outras estruturas fisiológicas do organismo, acarretando graves conseqüências que podem, sem dúvida, levar à morte.

ÓRGÃOS MAIS AFETADOS

Drauzio – Quais são as funções fisiológicas e os órgãos mais afetados?
Bernardino Santi – O fígado é um dos órgãos acometidos e são frequentes os casos de hepatomas, de câncer de fígado. O uso de anabolizantes provoca também atrofia testicular. Jovens de 28, 30 anos apresentam azoospermia (ausência de espermatozóides), diminuição da libido e impotência porque a droga mexe com o equilíbrio hormonal. Quem toma esteroides anabolizantes, além de problemas de pele, como a acne, e perda de cabelo, pode ter complicações cardíacas muito graves, porque essas drogas aumentam o nível do mau colesterol e diminuem o do bom colesterol no sanguee está mais sujeito a infartos e anginas.

FORNECIMENTO DA DROGA

Drauzio – Grande parte dos anabolizantes vendidos em academias são substâncias que entram contrabandeadas no Brasil, sem passar por nenhum controle de qualidade. Ninguém conhece sua procedência. Você faz ideia dos países em que são comprados?

Bernardino Santi – Esse é um problema complicado que as autoridades têm diante de si. É muito difícil detectar a procedência dessas substâncias. Anúncios veiculados na Internet ou em meios de comunicação piratas oferecem Deca-Durabolin grego, japonês, russo. No entanto, muitas vezes, ele é produzido em fabriquetas de fundo de quintal aqui mesmo no Brasil, sem que se saiba exatamente quais são os componentes de sua fórmula além dos esteróides anabolizantes. No momento, estamos empenhados em ações educativas e procuramos orientar as autoridades interessadas em combater o uso dessas drogas, mas é um trabalho dificílimo. Por isso, pedimos aos pais e às pessoas envolvidas com jovens que utilizam anabolizantes que não se omitam e denunciem, uma vez que o consumo dessas drogas se tornou uma verdadeira epidemia e gente jovem está morrendo por causa dele.

DOSAGEM

Drauzio – Vamos pegar o exemplo de um homem de 20 anos que, por causa de um trauma ou tumor, seja obrigado a retirar os dois testículos. Qual é a dose de reposição indicada nesse caso e quanto utiliza um jovem com idade equivalente, que frequenta academia e quer ter o físico “bombado”?

Bernardini Santi – Quando o esteróide anabolizante – por exemplo, o Winstrol – é utilizado de forma terapêutica, a dose indicada é 25mg, duas ou três vezes por semana. Pessoas que frequentam academias costumam tomar 100mg, cinco vezes na semana, ou seja, quase seis vezes mais. O problema é que o efeito inicial aparece logo, o usuário fica entusiasmado. Logo depois, porém, começa a apresentar distúrbios que comprometem a retroalimentação, o feed-back endócrino, e todas as funções metabólicas.

Drauzio – É importante lembrar que do equilíbrio endócrino do organismo fazem parte muitos hormônios que interagem uns com os outros. Quando um deixa de ser produzido ou é produzido em excesso, prejudica o balanço da cadeia hormonal inteira.

Bernardino Santi – Esse é o princípio do feed-back, da retroalimentação endógena. Quando aumenta o nível sérico de determinado hormônio circulante no sangue, automaticamente é desencadeado um processo de desligamento no hipotálamo e a produção diminui. Quando o nível baixa, o hipotálamo é ativado novamente e começa a produzir o hormônio outra vez. Se algum agente externo interferir nesse processo, o hormônio será produzido ininterruptamente, o que atrofiará as estruturas de produção provocando os efeitos deletérios já citados.

HIDROSSOLÚVEIS E HIPOSSOLÚVEIS

Drauzio – Os anabolizantes são ministrados por via injetável ou oral?
Bernardino Santi – Podem ser ministrados por via oral ou por via injetável.

Drauzio – Há diferença importante na ação dos vários produtos à venda no mercado?

Bernardino Santi – Os inúmeros produtos que existem no mercado podem ser classificados em hidrossolúveis e lipossolúveis. Na minha opinião, os lipossolúveis são os mais perigosos porque ficam depositados na gordura do organismo e vão sendo liberados continuamente. Recentemente, apareceu o THG (tetra-hidro-gestrinona), anabolizante criado pela BALCO (Bay Area Laboratory Company), um laboratório pirata de Los Angeles, e muitos atletas de ponta o utilizaram sem que ninguém soubesse, porque não se conheciam métodos para detectá-lo no organismo. Em junho de 2003, porém, um farmacologista da UCLA, Don Catlin, recebeu uma seringa com uma substância suspeita para análise, acompanhada da denúncia de que atletas a estavam usando antes das competições e desenvolveu um método capaz de detectá-la. Em agosto de 2004, quando os atletas que participaram do Mundial de Atletismo passaram pelo teste, descobriu-se que muitos deles usavam THG. Essa é uma briga de bandido e mocinho que estamos enfrentando o tempo todo. Não sabemos quantos produtos como esse podem estar espalhados pelo mundo, sem que haja métodos de detecção para localizá-los.

HORMÔNIO DO CRESCIMENTO

Drauzio – Embora não seja esteróide e custe caro, outra substância muito utilizada para desenvolver a musculatura é o hormônio do crescimento.

Bernardino Santi – Apesar de não ser um esteroide anabolizante, o hormônio do crescimento tem função semelhante. Até alguns anos atrás, utilizado por idosos, com 70, 80 anos, era considerado uma espécie de fonte da juventude, porque melhorava muito a qualidade de vida dessas pessoas que voltavam a praticar esporte, a dançar e, obviamente, sentiam-se mais felizes. Quando esse hormônio passou a ser usado em pessoas hígidas, em jovens com condições físicas normais, o efeito no crescimento das células musculares se manifestou mais intensamente e funcionou como gatilho para o aparecimento precoce de diabetes e para o crescimento de tumores cancerígenos que estavam estacionados. Como conseqüência, o número de casos de câncer de próstata aumentou consideravelmente nas pessoas de 35, 40 anos. Hoje, há como saber se a pessoa fez uso do hormônio do crescimento, o que não acontecia no passado . Mesmo assim, ele se tornou popular e representa um mercado bastante explorado e rentável.

Drauzio – E clandestino…

Bernardino Santi – E clandestino, infelizmente. Por isso, não podemos deixar de orientar as pessoas a respeito do uso desses medicamentos. Somente um médico deve e pode prescrevê-los. Não há treinador, professor de educação física, nutricionista que tenha preparo e capacitação adequada ou esteja autorizado a fazê-lo. O pior é que existem médicos que prescrevem essas substâncias em seus consultórios no sentido de auferir melhoria da qualidade muscular. Eles dizem fazer um controle que ninguém tem condições de fazer. Quando se trata de hormônios, podemos chegar só até certo ponto, porque não se conhecem ainda todos os mecanismos endocrinológicos nem se domina o controle total dos efeitos fisiológicos que essas substâncias provocam no organismo.

DROGA DE ADICÇÃO

Drauzio – Quando o médico receita um anabolizante com finalidade terapêutica, precisa controlar a função hepática e renal, e pedir exames de sangue periódicos para avaliar a evolução do paciente. E ele está usando doses insignificantes se comparadas com as doses tomadas, sem nenhum controle ou acompanhamento, pelos que freqüentam academias.

Bernardino Santi – As chamadas doses cavalares são realmente cavalares, pois estão entrando no mercado esteroides anabolizantes de uso veterinário. Mortes de jovens, em Brasília, comprovam o que estamos dizendo. Garotos seduzidos pela promessa do aumento muscular sem fazer exercício, começaram a usar essas substâncias, esquecendo-se de que estavam potencializando propriedades, por exemplo, da fibra muscular cardíaca em função do que era indicado para um boi ou um cavalo. As conseqüências são e foram nefastas. Os jovens precisam saber que esse tipo de substância não faz milagres. Não faz o músculo crescer. Faz o músculo inchar. Sem o anabolizante, porém, ele desincha e perde volume, o que os obriga a continuar usando o produto para não perder a forma. Essa adição os torna dependentes da droga e do fornecedor.

Drauzio – Quando se para de usar, em quanto tempo o músculo afrouxa?

Bernardino Santi – Em questão de semanas, o músculo desincha e afrouxa, porque perde líquido. Como consequência, a musculatura que estava esticada em seu alongamento máximo contrai e volta a uma forma próxima da inicial. Ao notar que está perdendo o que ganhou com o remédio, o garoto continua recorrendo aos anabolizantes e, o que é assustador, nunca fica satisfeito com os resultados obtidos. Se tem 40cm de bíceps, quer chegar aos 45cm. Quando consegue, quer ter 48cm. Essa falta de limites leva a rupturas musculares e aos outros problemas graves de saúde que já citamos nesta entrevista.

Drauzio – Quando opta pelo uso de anabolizantes, a pessoa não se dá conta de como é difícil livrar-se deles.

Bernardino Santi – É muito difícil. Além da dependência física e psicológica que desenvolve, quando não quer mais utilizar essas substâncias, a pessoa é assediada por aqueles que as vendem porque temem ser denunciados às autoridades policiais. Segundo relatos de pacientes meus, existem verdadeiras máfias envolvidas no comércio clandestino de anabolizantes que começam a fazer ameaças, o que torna a coisa mais perigosa.

ORIENTAÇÕES

Drauzio – Sei que a pergunta é delicada, mas existe uma dose segura para quem deseja ficar com massa muscular mais exuberante?

Bernardino Santi – Estou certo de que não há nível seguro de dosagem porque não temos como controlar o sistema endocrinológico, que nem sequer foi, ainda, totalmente elucidado. Até hoje, estamos estudando o comportamento das células sob a ação dos hormônios sem ter chegado a conclusões definitivas. Por isso, as pessoas devem treinar, alimentar-se adequadamente e procurar um profissional especialista em medicina esportiva quando querem melhorar sua performance. Existem médicos cadastrados pela Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva que estão capacitados para indicar aminoácidos ou outra suplementação necessária para cada indivíduo em particular. Os anabolizantes são medicamentos estritamente de uso médico para doenças específicas. Para pessoas doentes e não para pessoas sadias. Embora haja colegas que prescrevam essas substâncias para tornar a musculatura mais exuberante, isso é conseguido de forma artificial e insegura e tem sido alvo de enorme discussão.

Drauzio – Adolescentes que estão tomando anabolizantes podem suspender o uso de uma vez ou devem descontinuá-lo gradativamente?

Bernardino Santi – A orientação é que suspendam o uso de uma vez, façam controles da função hepática e renal (existem exames de sangue para isso) e procurem um cardiologista. É preciso restabelecer a homeostasia e colocar o organismo nos eixos. A experiência tem mostrado que a parada gradativa não funciona para os anabolizantes, assim como não funciona para quem se propõe a deixar de fumar. Agindo dessa forma, as pessoas estão só se enganando, pois continuam utilizando uma substância que compromete sua saúde.

PERFIL DO USUÁRIO

Drauzio – Qual é o perfil do usuário de anabolizantes nas academias?

Bernardino Santi – A experiência no consultório e o levantamento que a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva está fazendo permitem localizar alguns aspectos que caracterizam o usuário de anabolizantes. Em geral, 80% são homens, entre 16 e 30 anos, de alto poder aquisitivo e 70% têm o terceiro grau completo. São pessoas que desconhecem os reais efeitos negativos dos esteróides anabolizantes ou, se conhecem, fazem de conta que não sabem. O assustador é que 50% deles, mesmo a par dos efeitos e já apresentando algum tipo de distúrbio, acham que vale a pena arriscar mais um pouco para ter um corpo bonito e deixar o problema para resolver depois.

Drauzio – Um corpo bonito segundo um critério estético que eles próprios estabeleceram.

Bernardino Santi – Um critério estético que remete à discussão sobre que tipo de sociedade queremos construir. De modo geral, as pessoas, dentro e fora da família, a imprensa falada e escrita, a televisão só valorizam o corpo bonito, a beleza exterior. Não há espaço para outros valores, para a beleza interna. Que mundo, que sociedade queremos para nossos filhos é uma reflexão que todos precisamos fazer.

Drauzio – O estranho é que, do ponto de vista estético, acho feios esses garotos deformados pela musculatura que desenvolveram e grande parte das mulheres tem a mesma opinião.

Bernardino Santi – Nosso trabalho revelou que 75% das garotas entre 15 e 23 anos não gostam de rapazes muito musculosos. Por paradoxal que possa parecer, o rapaz procura ter um corpo bonito e se expõe a situações de risco que, às vezes, não têm volta para conquistar garotas que não se interessam por rapazes com musculatura excessivamente desenvolvida. O que queremos para esses jovens é a pergunta que torno a fazer. Queremos que sejam saudáveis, alimentem-se bem, façam esporte e musculação na medida adequada, o que obviamente lhes proporcionará maior chance de vida feliz.

Retirado do site:
www.cob.org.br

Fiquem conosco
Equipe FALHA TOTAL